ARTROSCOPIA DO JOELHO

Se você tiver dor persistente, travamento ou edema no seu joelho, um procedimento chamado artroscopia pode ajudar a solucionar estes problemas.

A artroscopia permite ao ortopedista diagnosticar e tratar os problemas do joelho promovendo uma visão clara do interior do joelho por pequenas incisões, utilizando um pequeno instrumento de espessura menor que um lápis, chamado artroscópio. Ele contém fibras ópticas que transmitem a imagem do seu joelho através de uma pequena câmera para um monitor de vídeo.

A imagem da TV permite ao cirurgião examinar detalhadamente o interior do seu joelho e determinar a origem do seu problema. Durante o procedimento o cirurgião também pode inserir instrumentos cirúrgicos através de pequenas incisões para remover ou reparar tecidos lesados.

Como funciona um joelho normal

O joelho é a maior articulação do corpo e uma das mais facilmente lesadas. Além da estrutura óssea, quatro bandas de tecido, os ligamentos cruzados anterior e posterior e os ligamentos colaterais medial e lateral conectam o fêmur à tíbia e proporcionam estabilidade para a articulação. Os grandes músculos da coxa dão força e mobilidade ao joelho.

As superfícies de contato entre o fêmur, a tíbia e a patela são cobertas pela cartilagem articular, uma estrutura lisa que recobre os ossos e permite um deslizamento suave entre eles. Anéis semicirculares de uma fibrocartilagem espessa, chamados meniscos lateral e medial agem como absorvedores de impacto e estabilizadores.

Os ossos do joelho são envoltos por um tecido capsular fino, revestido em seu interior por uma membrana sinovial que libera um líquido especial que lubrifica o joelho, reduzindo a fricção a quase zero em um joelho saudável.

Problemas do Joelho
Normalmente, todas as partes do joelho trabalham juntas e em harmonia. Porém, esportes, acidentes de trabalho, artrite ou a diminuição da força muscular com o envelhecimento podem causar desgaste e inflamação, resultando em dor e diminuição da função do joelho.
A artroscopia pode ser usada para diagnosticar e tratar muitos desses problemas:
Cartilagem meniscal rompida;
Fragmentos livres de osso ou cartilagem;
Superfícies articulares lesadas ou o amolecimento da cartilagem articular conhecida como condromalácia;
Inflamação da membrana sinovial, como ocorre na artrite reumatóide ou na gota;
Alinhamento anormal ou instabilidade da patela;
Rotura de ligamentos, incluindo os ligamentos cruzado anterior e posterior.
Proporcionando uma imagem clara do joelho, a artroscopia pode também ajudar o ortopedista a decidir se outros tipos de cirurgia reconstrutora poderiam ser benéficos.

ARTROSCOPIA DO JOELHO

FIBROCASTILAGEM  ESPESSA