A Importância do Ortopedista na vida das pessoas

A Ortopedia e Traumatologia é a especialidade da medicina responsável pelo diagnóstico e tratamento dos traumas às estruturas músculos esqueléticas do corpo humano bem como das demais afecções do aparelho locomotor. A palavra Ortopedia é de origem grega, onde “orto” significa reto, direito e “pedia” , criança.

Ortopedia Moderna

A enorme importância da especialidade é oriunda da capacidade de alívio da dor, restauração da função e correção de deformidades dos pacientes através dos diversos tratamentos ortopédicos existentes. A ortopedia primitiva iniciou-se com os egípcios que já utilizavam talas de bambu e muletas no tratamento de fraturas. Enormes avanços na área ocorreram com gregos, romanos e árabes. Na ortopedia moderna, o advento da radiografia em 1895, desenvolvida por Wilhelm Roentgen, e as imúmeras guerras foram imprescindíveis para um crescimento cada vez maior deste segmento médico..

Ortopedista na vida dos atletas

A Ortopedia, ao contrário de outras especialidades, abrange o atendimento de pacientes de todas as faixas etárias, desde de recém-nascidos até idosos. Sendo que o médico ortopedista é um cirurgião habilitado para o tratamento de deformidades congênitas e traumas do parto em crianças; doenças do crescimento em adolescentes; lesões musculares, tendíneas, nervosas, ligamentares e ósseas em todas as faixas etárias; fraturas em idosos. Nos últimos anos, com o crescimento do número de praticantes de esportes recreacionais no pais, o ortopedista passou a atender também um enorme contingente de atletas com lesões específicas para cada esporte praticado. “Um esporte. Um Gesto. Uma lesão” . Apesar dos enormes avanços até os dias de hoje, um futuro ainda mais promissor se encaminha com o advento de novas técnicas cirúrgicas e tecnologias em materiais ortopédicos, bem como estudos em diversas áreas como genética.

ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA

Fisioterapia ortopédica e traumatológica

Atua na prevenção e no tratamento de disfunções do sistema musculoesquelético, sejam estes crônicos ou agudos. Dentro desta modalidade podem ser utilizados recursos terapêuticos como eletroterapia, termoterapia, cinesioterapia (exercícios) e terapia manual.